domingo, 2 de fevereiro de 2014

Marinha desmente pirâmide subaquática nos Açores

Um parecer do Instituto Hidrográfico não confirma a existência de uma pirâmide subaquática ao largo da ilha Terceira, supostamente descoberta por um velejador local

Virgílio Azevedo
19:35 Sexta feira, 4 de outubro de 2013

Não é possível "confirmar a existência de tal figura geométrica, com a forma e dimensão divulgada, registando-se apenas uma elevação submarina semelhante a outras elevações detetadas no Banco D. João de Castro", afirma um parecer do Instituto Hidrográfico sobre a suposta pirâmide subaquática descoberta nos Açores.

A construção piramidal, cujos vértices teriam a mesma orientação norte-sul das pirâmides de Gizé, mediria 60 metros de altura e a base estaria a 100 metros de profundidade. Foi detetada recentemente ao largo da ilha Terceira por um velejador local, Diocleciano Silva, através de um GPS com um programa de cartografia de baixa resolução dos fundos marinhos.

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, resolveu pedir ajuda à Marinha para desvendar o mistério. O Instituto Hidrográfico (IH) realizou então uma análise aos dados de profundidade existentes relativos à área, obtidos num levantamento hidrográfico realizado em 2009 com equipamentos de alta definição.

No parecer agora tornado público, o Instituto Hidrográfico afirma que "nos modelos batimétricos gerados não é visível qualquer estrutura com a profundidade mínima de 40 metros, registando-se nessa posição profundidades da ordem dos 540 metros". (ver video ).

 O Instituto Hidrográfico é o órgão da Marinha responsável pela produção da cartografia hidrográfica do território nacional, tendo como atribuição a execução dos levantamentos batimétricos dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional para a manutenção e atualização das cartas náuticas.

 Expresso Daqui:

Sem comentários: