domingo, 12 de abril de 2020

Exercícios de Geometria Descritiva quase impossíveis - Sólidos

1 - Determine as projecções de uma pirâmide pentagonal regular com 8 cm de altura situada no 1º diedro com a base contida num plano passante. O vértice A(1;2;4) pertence à base do sólido. O vértice V tem 4 cm de abcissa e cota nula.

2 - Determine as projecções de uma pirâmide hexagonal regular existente no 1º diedro. O centro da base [ABCDEF] é o ponto O(0;4;3). O vértice principal do sólido é o ponto V(6;0;6). A aresta [AB] da base percence ao Plano Horizontal de Projecção.

3 – Determine no sistema axonométrico a perspectiva de um sólido composto por dois prismas quadrangulares regulares justapostos e de dimensões iguais localizados no 1º triedro.
A base [ABCD] do primeiro prisma é horizontal e o seu vértice A tem abcissa nula e 1 cm de afastamento. O vértice B pertence ao Plano Frontal de Projecção e tem 3 cm de abcissa. A outra base deste prima tem cota nula.
Uma das suas arestas laterais do segundo prisma pertence à mesma recta que contém o lado [CD] da base acima mencionada. A face lateral de maior cota deste segundo prisma pertence ao mesmo plano horizontal da face [ABCD] e um dos seus vértices é o ponto D.
A dimensão das arestas laterais dos prismas é o dobro das arestas da base.
O eixo z faz 120° com o eixo x e 105° com eixo y.
Represente a traço interrompido as arestas invisíveis do sólido composto resultante.

4 – Desenhe as projecções de uma pirâmide triangular regular situada no 1º diedro. A(4;1;0) e B(2;6;0) são dois dos pontos da base [ABC]. O vértice V pertence ao eixo x.

5 – Determine as projecções de uma pirâmide quadrangular recta localizada no 1º diedro, com 5 cm de altura e de base [ABCD] contida no plano α. fα faz 45° a.d. e hα 60° a.d. [AB] pertence ao PFP e o vértice V situa-se no eixo x.

6 – [ABC] pertence ao plano γ e é uma das faces de um tetraedro situado no 1º diedro. O traço horizontal de γ abre 30° à direita. [AB] = 6 cm e pertence a hγ. O vértice A situa-se no eixo x e C pertence ao PFP. Desenhe as projecções do sólido.

7 – Represente em isometria e no 1º triedro um tetraedro cuja face [ABC] pertence a um plano horizontal. A(5;0;8) e B(0;2;8). O vértice V tem cota inferior àquela face.

8 - Determine as projecções de uma pirâmide quadrangular regular situada no 1º diedro e cuja base [ABCD] está contida num plano frontal. A aresta [AB] tem cota nula. O vértice principal V tem afastamento nulo. Todas as arestas da pirâmide medem  4 cm.

9 - A(1;9;8) e B(1;9;2) são dois vértices das base [ABCD] de uma pirâmide quadrangular regular. V(1;2;5) é o seu vértice principal. Os vértices C e D têm abcissa positiva. Desenhe as projecções do sólido.

10 - Determine as projecções de uma pirâmide hexagonal regular com a base no plano β. O traço horizontal de β tem 3 cm de afastamento e o frontal 6 cm de cota. V(4;5;5) é o vértice principal do sólido. As arestas da base medem 3 cm e duas delas são paralelas ao eixo x.

11 – Determine as projecções de uma pirâmide hexagonal regular situada no 1º diedro. O seu vértice principal tem abcissa nula e pertence ao β13. A base é frontal, tem 3 cm de aresta e o ponto A(2;0;1) é um dos seus vértices.

12 – V(-1;0;0) é o vértice principal de uma pirâmide quadrangular regular situada no primeiro diedro cuja base se situa no plano α. fα faz 45° a.d. com o eixo x e hα faz 60° com o mesmo eixo coordenado. O sólido tem 7 cm de altura e uma das diagonais da base [ABCD] é horizontal. O vértice A pertence ao PFP.

13 – Determine as projecções de um prisma quadrangular regular com 6 cm de altura e com as bases contidas em planos de topo de abertura para a direita. A(1;2;6) e C’(-5;4;2) são os extremos de uma das diagonais espaciais do sólido.

14 - Determine as projecções de um prisma quadrangular regular com uma das bases contida num plano de rampa e a outra num plano passante. A(6;0;4) e C(3;5;7) são vértices de uma das bases.

15 - O[5;6;4] é o centro do pentágono [ABCDE] contido num plano passante. A'[4;3;0] é um dos vértices de [A'B'C'D'E']. Os dois pentágonos são as bases de um prisma pentagonal oblíquo, cujas arestas laterais são frontais e fazem 45º de abertura para a esquerda. Determine as projecções do prisma.

16 - Os pontos A e B situados no eixo z são dois vértices do hexágono [ABCDEF] que é a base de uma pirâmide oblíqua situada no 1º diedro. As arestas da base medem 3 cm. V(9;0;0) é o vértice principal do sólido. Uma das faces laterais pirâmide está contida num plano passante.

17 - Determine as projecções de uma pirâmide triangular regular situada no 1º diedro. A(3;1;2) e B(0;8;2) são dois vértices da base horizontal do sólido. A face lateral [ABV] pertence ao plano α cujo traço frontal abre 65° à direita.

18 - Determine as projecções do cubo [ABCDEFGH] localizado no 1º diedro. A(0;5;0) e E(3;5;5) são os vértices de uma aresta do sólido. O vértice B da face [ABCD] pertence ao PFP.


 

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, venho agradecer-lhe a publicação destes exercicios quase impossíveis, tem-me dado imenso gozo resolvê-los, ainda não descobri o método para resolver o nº 4 - a pirâmide triangular regular com o vértice no eixo x, se não conseguir mesmo posso pedir-lhe ajuda?
Obrigada,
Mariana Negrão.

Alvaro disse...

Sim, claro.

Costumo usar estes exercícios com alguns dos meus alunos.
O meu contacto é explicador.gd@gmail.com

Posso adiantar dizendo que a face [ABV] será um triângulo isósceles.

Bom trabalho. :)

Pascoal disse...

boa tarde, gostei muito dos exercícios e já resolvi boa parte deles, mas peço ajuda no exercício de número 13

Alvaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alvaro disse...

Boa noite Pascoal.
Eu uso este exercícios com alguns dos meus alunos. Não vou dar a resposta completa. Mas posso ajudar.

Será necessário encontrar os traços frontais dos dois planos de topo que contêm as bases do prisma.
A partir de A2 e de C'2 desenham-se circunferências com 6cm de raio. Cada um dos referidos traços frontais terão de conter uns desses pontos e ficar tangentes às circunferências.